Salmo

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Experimentando a provisão divina

Experimentando a provisão divina
Rev. Arival Dias Casimiro

E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Gênesis 22.14).

Deus sempre nos leva a subir aos montes das provações. São nesses lugares de provação que Deus se revela e arranca os ídolos do nosso coração. Ele quer que vivamos sempre na sua dependência, com uma fé singela e operosa. Foi no Monte Moriá, monte da provação, que Abraão conheceu Javé Jiré – O Senhor proverá. Isso significa que Deus vê antes e providencia tudo aquilo que precisamos. Ele conhece todas as nossas necessidades. Ele sabe tudo que precisamos antes que o peçamos. Ele tem infinitos recursos para suprir as nossas necessidades. Não há nada que precisamos que Ele não possa suprir. Os seus estoques são inesgotáveis. E o seu desejo de nos abençoar é infinito.
Nesses últimos anos, a nossa igreja tem sido imerecidamente abençoada por Deus. Poderíamos, como Abraão, colocar o nome deste lugar que estamos hoje de  – O SENHOR Proverá. E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Gênesis 22.14). Aqui, Ele tem feito milagres extraordinários de provisão, salvação, cura e libertação. São bênçãos imerecidas, inegáveis e imprescindíveis.
Há três lições sobre a provisão de Deus que precisamos aprender.

Primeira, Deus proverá aquilo que necessitamos.
Há uma diferença entre necessidade e luxo. A necessidade é a carência que precisa ser suprida e o luxo é a vaidade que precisa ser combatida.  Deus trabalha para aqueles que nele esperam e confiam. Paulo declara que Deus suprirá cada uma das nossas necessidades: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4.19). Deus é o fiel supridor. No Banco Celestial há riquezas suficientes para suprir todas as nossas carências.

Segunda, Deus proverá aquilo que é impossível para mim.
Tudo aquilo que é impossível para o homem realizar por si mesmo, Deus realiza. Ele age nas nossas impossibilidades. Para  receber o impossível você precisa ver o invisível e crer no incrível. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (Lc 1.37). Não tente enganar ao Senhor, mas faça o que lhe é possível. Deus não faz aquilo que eu posso fazer.

Terceira, Deus proverá no tempo certo.
Deus trabalha de acordo com a sua agenda e o seu relógio. Ele sempre suprirá no tempo certo e na hora aprazada. Ele jamais chega atrasado. Achamos muitas vezes que Deus não se importa conosco ou que Ele se esqueceu de nós. Mas, Ele nos garante: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hb 13.5). Na hora certa e na medida exata, Ele nos suprirá. Pare agora mesmo de reclamar e confie na provisão de Deus.

Nenhum comentário: