Salmo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Traço Comum em Lideres Excepcionais




Traço Comum em Líderes Excepcionais
Por Robert Tamasy

Se você for a uma livraria ou biblioteca encontrará centenas de livros sobre liderança. E se fizer uma busca na Internet poderá dedicar toda a vida a explorar o infindável pensamento sobre ser um bom líder. Não estou reivindicando um discernimento especial sobre as qualidades de liderança, mas líderes excepcionais compartilham uma característica em comum. 

“Pessoas bem-sucedidas sempre estão em busca de oportunidades para ajudar outras. As malsucedidas sempre estão perguntando: ‘O que isso tem para mim?’” afirma o escritor e conferencista Brian Tracy. Já foi dito que “você ganha com pessoas”. Um excelente meio de fazer isto é ajudar outros a alcançar seus objetivos e, no processo, capacitá-los a participar da sua própria conquista. 

Ajudar outros soa como objetivo nobre, mas como fazê-lo? Um dos presidentes americanos, John Quincy Adams, apresentou sua opinião: “Se suas ações inspiram outras pessoas a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais e serem melhores, você é um líder.”

Parece haver uma combinação de liderança por ações tanto quanto por palavras. Podemos comunicar verbalmente o quanto valorizamos os outros e motivá-los, mas ao demonstrar  nosso desejo de ajudá-los a atingir seu potencial e conquistar seus sonhos, provamos ser líderes que valem a pena seguir. 

Jamais me esquecerei de um líder que me disse: “Se você precisa de um lugar onde possa prosperar e se tornar tudo o que Deus planejou para você, temos uma vaga para você.” E ele deu suporte àquelas palavras dando-me uma posição em sua organização que capacitou-me a explorar oportunidades que eu nem imaginava.

Quando Jesus escolheu Seus seguidores, um dos fatores que atraiu as pessoas foi a promessa de ajudá-las a se tornarem muito mais do que poderiam imaginar. Suas escolhas iniciais, Pedro e André, Tiago e João, estavam envolvidas com o negócio de pesca da família, esperando passar o resto da vida lançando redes ao mar e arrastando peixes para os barcos. 

Jesus não desdenhou a vocação deles mas exortou-os a olhar mais alto: “Vinde após Mim e Eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4.19). Depois de verem milagres realizados, Ele lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai” (João 14.12). 

Depois de Sua ressurreição Jesus deixou clara a vocação para cada um de Seus seguidores, uma tarefa ambiciosa: “Portanto, vão a todos os povos do mundo, ensinando-os a obedecer tudo o que tenho ordenado a vocês” (Mateus 28.19-20). Não é de admirar que anos depois Paulo tenha declarado: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”  (2Coríntios 5.20). 

Nenhum comentário: