Salmo

segunda-feira, 27 de julho de 2015

“Porque nós somos cooperadores de Deus;

 


“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno.” I João 5:19
Somos de Deus. É clara a afirmação do Apóstolo, mas também que o mundo jaz no maligno não nos deixa dúvidas da necessidade em pregarmos o Evangelho.
Em Lucas 11:23 Jesus diz quem não é com Ele é contra Ele, e quem não ajunta, espalha. Isso entendemos bem quando aprendemos o que Jesus veio fazer aqui na terra, bem como o papel do diabo.
O diabo veio pra roubar, matar e destruir, mas Jesus veio trazer vida e esta em  abundância.
Quando o inimigo de nossas almas domina uma pessoa, ele a cega espiritualmente, impedindo-a de ver o grande plano de Deus para sua vida. Pois está escrito em João 8:34 que o diabo é o pai da mentira.
Com isso entendo que cada pessoa sem Cristo carrega sobre si um peso colocado pelo diabo, ela se acha imperfeita demais, feia demais, ruim demais, tudo serve de desculpa para que não entregue sua vida a Cristo, mas na realidade o que impede é um jugo que foi colocado sobre ela que precisa ser quebrado antes de qualquer outra ação de nossa parte.
Um exemplo claro é você falar com uma pessoa surda, se não for por gestos ou de alguma forma que não seja pela audição ela não vai entender nada. É o mesmo que acontece quando pregamos o Evangelho a uma pessoa que carrega sobre si um jugo do diabo, ela até ouve, mas não compreende, não entende que o que pregamos é pra ela também. Isso devido à cegueira espiritual causada pelo pai da mentira.
E para vencermos essa barreira só existe uma maneira, e encontramos uma resposta específica para esta situação em Isaías 10:27 que diz:

E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço: e o jugo será despedaçado, por causa da unção.

A palavra carga significa ação ou efeito de transportar, carregar, um fardo. Já a palavra jugo no literal significa uma canga que une junta de bois, simboliza sujeição, opressão, cativeiro, domínio moral. Veja a profundidade deste versículo, todo peso sobre os ombros, opressão ou forma de domínio será quebrado por causa da unção.
Para que a pregação do Evangelho alcance o objetivo de salvar o perdido trazendo luz a sua vida, é necessário esta unção para quebrar o jugo imposto pelo diabo a pessoa que está sendo evangelizada, senão serão apenas palavras lançadas ao vento e o vento sopra onde ele quer e assim nem sempre a semente cai em uma terra boa, mas quando há esta unção, há uma direção para que acertemos o alvo, mas de que unção eu me refiro?
A unção que me refiro é a que o profeta Isaías escreveu no capítulo 61 e anos depois foi proferida por Jesus na sinagoga perante todos aqueles que esperaram pelo cumprimento da profecia. Ao declarar em Lucas 4:18-19, Jesus relatava se apresentava como aquele que fora ungido conforme aquela escritura.

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.”

Não preciso repetir o tempo todo o que é que quebra esse jugo, pois a palavra deixa claro, mas vou além pela palavra.
Jesus disse em João 14:12 que crer n’Ele fará obras ainda maiores. Mas porque obras maiores? Como seremos capazes de tal coisa?
É simples, o poder que recebemos além de servir para quebrar o jugo e desfazer as obras do mal, ainda nos capacita a sermos testemunhas até aos confins da terra. (Atos 1:8).
Esta é unção que precisamos em nossa vida, a virtude do Espírito Santo, sem essa virtude corremos o sério risco de apenas discutir e afastar ainda mais as pessoas do caminho da verdade, mas com essa virtude saberemos exatamente o que e como fazer, pois esta Unção permanece em nós. I João 1:27:

“E a Unção que vós recebestes Dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”

Com este versículo temos que tomar muito cuidado em não sair por aí como se fossemos os únicos seres da face da terra, afinal está escrito que não necessito que ninguém me ensine, mas não é bem assim. Em outra tradução diz que ninguém vos aborreça, e isto se refere no que diz respeito a sua convicção de salvação. Esta unção que está em vós lhe dá a certeza de vida eterna, independente dos aborrecimentos da vida, pois para salvar alguém é necessário que estejamos convictos de nossa salvação.
Essa UNÇÃO confiada a nós, a igreja de Cristo na terra, precisa ser usada, não podemos usá-la apenas em partes, mas sim em sua totalidade conforme as palavras do Profeta Isaías no capítulo 61.

• Pregar Boas Novas, Restaurar os contritos de coração, Proclamar libertação aos cativos, Abrir as prisões dos presos (quebrar o jugo), Apregoar o ano aceitável do Senhor (tempo de festa, de alegria), Justiça de Deus, Consolar os tristes, Coroa em vez cinzas (prêmio, dias melhores em vez de luto e lamento), Óleo de alegria em vez de tristeza, Veste de Louvor em vez de espírito angustiado, Tudo para que o Senhor seja glorificado.

Quando cumprimos com nosso papel como UNGIDOS do Senhor estamos sendo Cooperadores de Deus.

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” I Coríntios 3:9

Assim como Jesus falou a Pedro, sobre você edificarei a minha igreja, Deus investe em nós e ainda nos garante proteção (Salmos 105:15) e muito mais.
Somos os responsáveis para curar a cegueira do mundo e assim edificarmos a igreja de Cristo. Cumpramos então nossa missão.

Nenhum comentário: