Salmo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Confiança No Senhor


Este é um Salmo que fala diretamente às preocupações de cada pessoa e a necessidade de proteção e segurança. Lemos que a proteção de Deus daqueles que se aproximam Dele estava principalmente na mente do autor. Nos versículos 1 e 2, nós encontramos uma descrição do lugar final para o abrigo e refúgio.
1Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
2  pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”
No primeiro verso, a imagem visual é de um que é protegido no lugar mais seguro de Deus, Sua sombra, e assim, protegido por Sua presença. Devemos nos concentrar naquele que “habita” ou vive no lugar secreto de Deus este será protegido pela sua presença toda-poderosa. Não é o que afirma habitar na presença de Deus que será protegido, mas aquele que realmente vive lá. O ensinamento claro em tudo isso é que para os crentes poderem se apropriar de qualquer das promessas de Deus devem viver em comunhão ininterrupta com Deus, nunca agindo de vontade própria, mas fazendo apenas o que Deus dirige em Sua Palavra. Devem ser totalmente consagrados ao serviço de Deus e completamente rendidos à autoridade de Jesus.
Versículo dois nos diz que precisamos confiar e reconhecê-Lo como o nosso refúgio e fortaleza. Não devemos confiar em nossa própria força e intelecto para nos salvar do perigo, e necessitamos reconhecer aonde a nossa proteção real se encontra. Isto implica fé. Hebreus 11:6 declara: “E sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que o buscam.”
3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Aqui o salmista quer que sejamos conscientes de que Deus vai nos salvar de ser preso por um inimigo, visível ou invisível (Satanás e seus anjos caídos). Deus também vai nos salvar da “pestilência mortal ” ou “veneno mortal.” Pestilência refere-se a pragas mortais, doença temida, epidemias, etc. Nós podemos ter certeza de que quando vivemos no lugar secreto de Deus, Ele nos livrará de nossos inimigos, visíveis ou invisíveis.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. 
Deus cobre e protege aqueles que são Seus. Aqui, novamente o autor usa linguagem figurada para descrever o amor de Deus, Sua fidelidade e proteção divina para aqueles que confiam Nele.
5Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
6nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Nesses versículos o escritor muda seu foco para o beneficiário. O crente não terá medo porque ele está vivendo no santuário interno do Deus Onipotente. Hoje em dia o terror pode ser a ameaça desconhecida do terrorismo ou as armas de destruição que desencadeiam. Seja qual for a ameaça, eles não podem penetrar a defesa do Todo-Poderoso. Pestilência e pragas na definição de hoje poderia ser como o antraz, AIDS, ebola, varíola e outros. No entanto, vemos no versículo 7 que embora milhares possam cair ao nosso lado, aqueles no cuidado de Deus permanecerão intocados.
8Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
O segundo resultado é que vamos observar apenas a punição de Deus dos ímpios, não vamos experimentá-lo. Devemos ser profundamente gratos pela graça de Deus e Sua misericórdia indescritível.
O que podemos aprender do Salmo 91:3-8 é que Deus protege aqueles que são Seus. Ele não permitirá nenhum perigo ou ameaça em suas vidas, exceto aqueles filtrada através de Sua mão soberana. Mas acerca da doença última do pecado, aqueles que acreditam são eternamente livrados do seu fim inevitável. Não há morte no abrigo do Altíssimo. Sim, há ameaças de morte que enfrentamos diariamente. Mas estas só podem destruir o nosso corpo mortal. Morte física para o crente é simplesmente uma porta aberta para a vida eterna na presença de Deus.
9Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio,
10 nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

Deus faz uma promessa incrível nos versículos 9 e 10. Ela começa com uma condição e termina com um resultado. Em uma instrução condicional, devemos sempre satisfazer a condição antes de podermos reivindicar a promessa. Se não estamos experimentando proteção divina de Deus, devemos sempre perguntar: “Estou vivendo a minha vida na Presença de Deus e à luz de Sua natureza e atributos?” Então, tendo cumprido a condição, podemos antecipar experimentar a promessa.
11 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Nestes versos, Deus revela o método pelo qual Ele protege os Seus filhos. Estes são anjos específicos que Deus coloca no comando para vigiar todos os caminhos daqueles que escolhem viver dentro de Seu abrigo e seu envolvimento pessoal é de com as mãos eles o segurarão. 
13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
Aqui vemos um retrato da vitória que é nossa quando estamos na sombra de nosso Pai Celestial. Pelo poder de Deus, seremos capazes de “pisar” e “atropelar” sobre o leão e a cobra … o “grande leão” e a “serpente”. Deus está falando aqui sobre o nosso adversário espiritual, Satanás, que é descrito na Bíblia tanto como um leão e uma serpente. Quando você está perto de Deus, Seu poder está por trás de você e nem mesmo Satanás será capaz de te derrotar. 
14“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
15 Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
16 Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”
Nos últimos três versos, o próprio Deus pronuncia oito bênçãos para aqueles que se consagraram ao Seu serviço. O amor no versículo 14 neste meio de contexto se refere a deleitar-se ou aderir-se a. Este verso ensina que Deus só se obrigou a entregar aqueles que realmente se deleitam com Ele de todas as suas preocupações, e Ele vai honrá-los. Deus vai satisfazer aqueles que qualificam para estas bênçãos com vida longa e lhes mostrará Sua salvação. A visão completa da graça divina deve ser a visão final do crentes. 
Note-se que as condições de salvação são as mesmas em ambos o Antigo e Novo Testamento. Deus estabeleceu as condições e elas devem ser respeitadas, a fim de ser salvo. Jesus disse: “Nem todo o que me diz: ‘Senhor,  Senhor’ entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor,  Senhor, não profetizamos nós em teu nome e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome fizemos muitos milagres? ‘Então eu lhes direi claramente: Nunca vos conheci. Longe de mim, malfeitores’ – Mateus 7:21-23

Nenhum comentário: