Salmo

domingo, 10 de abril de 2016

Espera no Senhor

 

 "Se o Senhor quer…"

Planos, atividades e projetos. Tudo sobre o futuro. “amanhã farei isto ou aquilo”. “Em tal dia eu irei lá”. “No dia tal deste mês vou iniciar este trabalho”. Não há nada de errado em fazer planos e ter visões para o futuro. O que é errado, contudo, é fazer planos que não sejam submetidos ao Senhor e dos quais não buscamos a Sua aprovação. Tiago nos diz algo a respeito:
Tiago 4:13
“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.” Contudo não sabeis o que acontecerá amanhã. Pois o que é vossa vida? É como vapor que aparece por um tempo e logo se vai. Ao contrário deveria dizer, “se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo.” Você, porém se vangloria em sua soberba. Toda soberba é maligna.”
Ao fazer planos há algo muito importante, o “se”, que jamais deveríamos deixar de usá-lo: “se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo.” Fazer planos não é ser arrogante. O que é arrogante é comportar-se como se tivesse total autoridade sobre a realização desses planos, isto é, ter controle sobre o amanhã. Como sabemos ninguém tem tal autoridade. “Você não sabe o acontecerá amanhã.”
Um exemplo de bom planejamento é dado por Paulo em Atos 18:21. Encontraremos Paulo em Éfeso cumprimentando os fiéis em seu caminho a Jerusalém:
Atos 18:20-21
“E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.”
e novamente em I Coríntios 16:5-7, referente à Igreja de Corinto desta vez:
“Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia (porque tenho de passar pela Macedônia). E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for. Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir.”
“Se o Senhor permitir, “Querendo Deus”, “Se Deus quiser” devia acompanhar cada plano que fazemos. Cada plano devia ser entregue nas mãos do Senhor. Ele também tem um plano para nossa vida. Como Jeremias 29:11 nos diz:
Jeremias 29:11
“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”
Também Isaías 55:8-9
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”
E Salmo 40:5
“Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos näo se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, säo mais do que se podem contar.
e Efésios 3:20-21
“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
Você pensa muito sobre si mesmo e o seu futuro? Bem, Deus pensa muito mais. Os pensamentos de Deus a seu respeito são mais que possa enumerá-los. Eles são incontáveis! Se seus planos não se concretizaram e você pergunta “Por que, Deus?” E mostra como você planejou maravilhosamente sua vida, lembre-se como são maiores os planos de Deus em comparação com os seus. Lembre-se que Seus pensamentos por você são mais do que você possa numerar e esses pensamentos são de paz e não malignos. Se houve um plano que Deus não tenha abençoado, não é porque ele negligenciou você nem porque Ele não o ama, mas porque não era a Sua perfeita vontade e aceitável para a sua vida. A vontade e os planos de Deus são de fato perfeitos.
Para concluir, não é errado fazer planos. Contudo esteja certo que em seus planos você coloque “a vontade de Deus” ou como Cristo disse: “não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26:39).
Anastasios Kioulachoglou

Nenhum comentário: